quinta-feira, 17 de março de 2016

O cabelo e o esporte

Estava na esteira da academia quando nasceu a ideia sobre esse post. Não, não vou bancar a blogueira fitness ( falta muito para chegar lá! rs) e falar sobre treino. Vou falar de cabelo mesmo (e de mulher também)! Sempre corro de cabelo preso, como a maioria de nós. Hora de correr é hora de reparar em tudo, para ver se o tempo corre junto. Logo, fiquei reparando nos penteados. A maioria vai no bom e velho rabo de cavalo, mas vi tranças embutidas, tranças básicas, rabos de cavalo com gomos... 

Daí a pessoa pensa no post e começa a viajar, pensar nas atletas, pensar em dicas, inspirações... começa a pesquisar. Então vamos tentar organizar para caber aqui. Pra começar: e o esporte feminino? E as olimpíadas? 

Atletas olímpicas me remetem ao time feminino de vólei (uma das seleções mais fortes do mundo e cheia de força e beleza - nas jogadas e nas jogadoras). Me lembram da Bia a da Branca (sigo as gêmeas nas redes sociais e vejo os treinos intensos da equipe e os cuidados das irmãs com a vaidade).

Vida de atleta não é fácil, mas houveram dias piores. Sabia que a participação feminina nos Jogos Olímpicos só foi oficializada em 1936? Só tem 80 aninhos! Antes disso teve muita luta, como mulher correndo o mesmo percurso do lado de fora do estádio para provar que podia concluir a prova. Foram os jogos femininos mundias que fizeram o Comitê Olímpico Internacional dar o braço a torcer e enxergar do que as mulheres são capazes. As mulheres foram entrando devagar, até sermos mais de 40% dos atletas presentes. É bom saber que hoje até países muçulmanos mandam mulheres para os jogos, mas ainda falta caminho. Hoje as atletas lutam por medalhas, lutam por participação e reconhecimento. E ainda cuidam da vaidade, sempre cuidaram, olha aí embaixo:

Jogos de 1900, Charlotte Cooper da Inglaterra. Fonte: Romanzoti, 2012.
Obs: Esses dados, a foto e muita informação interessante você encontra nesses dois links (1 e 2).

O tempo passa e a beleza das atletas continua:



O fato de não sermos atletas não nos impede de nos inspirar nelas para dar nossa corridinha na rua, ir para academia ou jogar futebol. Temos até algumas vantagens comparadas a elas, elas são sempre fotografadas (muitas vezes  julgadas), nós não. Aproveita que não tem muita gente olhando e se joga em todos os penteados. Tudo pela praticidade do cabelo preso. Segue a minha expectativa na academia. A realidade tem bem menos glamour!rs

{via pinterest}

A dica para as atletas do dia a dia é tentar driblar os efeitos nocivos do suor, esse suor extra pode ressecar os fios. O ideal é lavar o cabelo logo após, lembrando que o excesso de lavagens também prejudica.  E agora? É só tentar equilibrar. Evite o excesso de produto no couro cabeludo. Evite usar chapinha, secador e babyliss com frequência. Não durma com o cabelo molhado. Tente compensar com máscaras de nutrição e, em caso de cabelo com mais química, com máscaras de reconstrução. Ah, a prevenção pede leave in com protetor solar e boné se for esporte ao ar livre. Outra coisa que costumo fazer para evitar lavar várias vezes é usar shampoo a seco. Se o cabelo não está em um bom dia, mas eu sei que vou para academia depois do trabalho, coloco o shampoo a seco no início do dia. O mais importante é sempre aproveitar os benefícios dos hábitos saudáveis, afinal com mais atividade física, melhor oxigenação, até o cabelo agradece. Se juntar com alimentação equilibrada melhor ainda. 

E aí, vai variar do rabo de cavalo de todo dia? Já está com vontade de ir correr? Quais são seus truques de atleta? Bom "treino" para todas!
Beijos, 
Luana




    

Nenhum comentário:

Postar um comentário