sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Cronograma Capilar

Já ouviram falar de cronograma capilar né? Para nós uma boa definição é "um intensivão de tratamento capilar". Você escolhe três cremes distintos, que se complementam, eles vão ser os responsáveis pela HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO e RECONSTRUÇÃO do seu cabelo. Esses três cremes vão ser utilizados em uma determinada sequência em massagens (feitas em casa mesmo) por pelo menos um mês. Se o seu cabelo está danificado, ressecado, mostrando efeitos de químicas, escovas e etc vale muito a pena esse choque de tratamento. 

A escolha dos cremes deve levar em consideração componentes chaves para os três processos citados acima. Para a hidratação o creme deve conter vitaminas (a vitamina A ajuda muito), glicerina e aloe vera, para a nutrição procure por óleos vegetais (óleo de argan e de coco são ótimos aliados), manteigas e ceramidas e para reconstrução é recomendado queratina, colágeno e aminoácidos. Temos que admitir que o difícil é encontrar cremes em que você não fique confusa para o que ele vai servir, pois componentes diversos se misturam. Aposte no componente predominante (lembre que rótulos costumam apresentar os componentes por ordem de quantidade do mesmo na composição total do creme).

A ordem e frequência que você vai aplicá-los costuma seguir esse esquema aqui:




Nós decidimos testar o cronograma nos nossos cabelos para mostrar o efeito para vocês, clica aí embaixo. 




Nossa proposta quis demonstrar duas situações distintas, a de um orçamento apertado, com a compra de cremes com um ótimo preço, e a utilização de cremes um pouco mais caros, com uma composição mais bacana. Luana optou por cremes da marca Lánoly, com baixo custo e que é inclusive utilizada em salões de beleza mais populares. Liana optou por testar cremes com componentes mais naturais, da BioExtratus e da Lola. Os cremes escolhidos e suas principais características são:

CRONOGRAMA DA LUANA:


CRONOGRAMA DA LIANA:



Dependendo da necessidade do seu cabelo esse esquema pode variar, o mais importante é fazer essa massagem nos cabelos três vezes na semana e seguir as quatro semanas. O quadro acima foi o que nós seguimos, recomendado para cabelos pouco danificados. Caso o dano seja um pouco maior você pode nutrir mais, trocar uma hidratação por mais uma nutrição. Para os cabelos descoloridos e expostos a danos várias vezes na semana (como chapinhas, escovas e babyliss) vale fazer mais reconstrução (já troca por uma hidratação da segunda semana, por exemplo). 

Tente se programar de acordo com sua rotina, o intervalo de lavagens varia entre dias alternados e dois dias sem lavar o cabelo. Na hora da massagem é importante pegar a quantidade ideal para seu cabelo e enxaguar bem, para não correr o risco de "pesar" nos fios. Um detalhe ao manusear o creme, principalmente se estiver usando um potão, é usar uma espátula ou pente fino para tirar a quantidade daquela massagem e transferir para um pote, assim conserva mais o seu creme. 







O resultado você pode ver com mais detalhe no vídeo, mas em resumo valeu bem a pena!!! Dá para sentir a diferença. 

"Na segunda semana já senti a diferença, senti o cabelo mais brilhoso, mais grosso/pesado e com menos frizz" (Liana)

"O resultado final é satisfatório, o cabelo ficou com mais brilho, sedoso, com mais vida. Aprovado!" (Luana)






Esses cuidados caseiros são aliados do bolso e da rotina, mas se seu cabelo estiver bastante danificado, não hesite em procurar um profissional. Para quem é do Rio é só dar uma olhada nos contatos e bairros atendidos pela Rosalva Alves lá no site do Beleza.


Beijos,
Liana e Luana

Obs. Um ponto que merece sua atenção, na hora de começar um cronograma ou no seu dia a dia, é passar a analisar os rótulos dos produtos que você usa, alguns cremes trazem componentes que podem ser quimicamente mais agressivos, como o formaldeído, por ex., enquanto outros são livres de parabenos, sulfetos, etc. Isso ainda vai ser assunto de outro post, aguarde....

2 comentários:

  1. Experimenta sim Su! Sem seguir uma "regrinha" a gente sempre deixa a massagem pra amanhã e o amanhã não vem nunca, fazendo o cronograma fica mais fácil de seguir e o resultado é ótimo.

    ResponderExcluir